PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43440 > COLETIVA DE IMPRENSA FAB PROMOVE COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE RESTRIçõES DO ESPAçO AéREO DURANTE G20

COLETIVA DE IMPRENSA

FAB promove coletiva de imprensa sobre restrições do espaço aéreo durante G20

Publicado: 2024-11-15 10:33:18
O COMAE será responsável por planejar, coordenar, executar e controlar as ações de força aérea necessárias para manter a defesa aeroespacial na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) criada para garantir a segurança da ‘Operação G20’

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), realizou, nesta quinta-feira (14/11), em Brasília (DF), uma coletiva de imprensa para explicar as Medidas de Controle do Espaço Aéreo (MCEA) que serão adotadas durante a Reunião da Cúpula dos Líderes do G20, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) nos dias 18 e 19/11, onde chefes de Estado e de Governo aprovarão acordos e debaterão desafios globais.

“Vocês estão presentes, agora, na Sala de Decisão, onde nós estaremos a postos e de prontidão permanente, vinte e quatro horas, como sempre fizemos e sempre atuamos nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano aqui no Brasil. Vocês podem ver os ativos que nós temos, de controle. Essa síntese também é distribuída para centros regionais que nos ajudam nessa identificação e classificação de todos os tráfegos aéreos dentro do território nacional e adjacências”, destacou o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, ao apresentar a estrutura de coordenação das atividades de defesa aérea durante a Reunião do G20.

O COMAE ficará encarregado de planejar, coordenar, executar e monitorar as ações de Força Aérea necessárias para assegurar a defesa aeroespacial na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), criada especificamente para garantir a segurança durante a 'Operação G20'.

A FAB, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), publicou a Circular de Informação Aeronáutica (AIC) 28/24, que estabelece restrições e procedimentos específicos para o evento. Já a restrição específica, que proíbe a operação de aeronaves em voos no período de 00h00 do dia 17/11 até 23h59 do dia 20/11, foi divulgada por meio de um NOTAM (Notice to Airmen) emitido pelo DECEA em 08/11, juntamente com o Decreto Presidencial Nº 12.253, de 13 de novembro de 2024. O NOTAM é um aviso utilizado para informar pilotos e operadores de aeronaves sobre alterações temporárias, condições ou restrições no espaço aéreo.

A coordenação entre o COMAE, o DECEA e outros órgãos públicos configura um modelo de decisão colaborativa, por meio da troca de informações e pronta resposta de todos os participantes. A iniciativa visa garantir que as operações ocorram com segurança e eficiência, minimizando riscos e assegurando o bom andamento do evento.


Restrições do Espaço Aéreo: Áreas de Exclusão

Entre as medidas para o controle do espaço aéreo apresentadas no Plano de Coordenação do Espaço Aéreo estão as Áreas de Exclusão. Essas são áreas com dimensões definidas, datas e horários de ativação estabelecidos, com regras específicas quanto à utilização e restrições ao tráfego aéreo. Sua finalidade é proporcionar um nível gradual de segurança no espaço aéreo em relação aos locais dos eventos. Essas áreas também contribuem para a pronta resposta da Defesa Aeroespacial diante de uma ameaça.

Durante o período de ativação das Áreas de Exclusão, as aeronaves que desrespeitarem as restrições e proibições estarão sujeitas a intervenção, persuasão e destruição, conforme previsto nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER
Vídeo: Soldado Laube / CECOMSAER